home  
Engenharia de Softwarea    
Autor: Walter Dominguez
Data: set/2008
Fontes: Sommerville, Ian; Engenharia de Software, 6a Ed, Person Addison Wesley, 2003
 
 
Correlações
Conceito de software - O artefato de software é a construção humana mais abstrata que existe, pois, não são regidos por nehuma lei fisica, não envelhecem, não ocupam espaço, não se desgatam e não apresentam continuidade e esta distante de tecnicas matemáticas exageradamente formalizadas e de dificil compreensão. O software nunca chega a ser um produto final. Esta sempre precisando de melhorias (upgrades), novas versões e se compões com outros. Por isso não se pode compara-lo com osutros produtos acabados do mercado, como, por exemplo, as commodities.

Engenharia de software- É a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificavel, para o desenvolvimento, operação e manutenção do software, que tem por objetivo estabelecer e utilizar a engenharia para construção de software economicamente viavel , que seja, confiavel, eficaz e eficiente. É uma tecnologia em camadas. A camada fundamental é a de processo, pois é ela que mantem unidas as outra camadas. A camada que dá apoio a engenharia de software é focad na qualidade. A camada de métodos fornecem as técnicas descritivas de como fazer para construir software. A camada de ferramentas fornecem apoio automatizado ou semi-automatiado para o processo e métodos
 
Diferenças entre Engenharia de software e:
Ciencia da Computação: se preocupa com as teorias e métodos básicos referentes ao computador e sistemas de software enquanto a engenharia se dedica aos problemas práticos de produção de software.
Engenharia de Sistemas (ou engenharia de processos de negocio): se ocupa de todos os aspectos de desenvolvimento e da evolução de sistemas complexos, em que o software desempenha papel principal enquanto a engenharia de software se preocupa com os componentes do software (pepitas resultantes da decomposição do software). A engenharia de software ocorre como consequência do processo chamado engenharia de sistemas.
Engenharia da Informação (ou tecnologia da informação(TI)): É aquela que se aplica as areas de informática, telecomunicações, comunicações, ciência da computação, engenharia de sistemas e de software. É um conjunto de tecnologias resultantes da utilização simultanea e integrdada de informática e telecomunuicações.

Tipificação dos softwares:

 

Tipos de usuários de software:
Quanto a funcionalidade: Usuário final, projetista, normalizador, participante, patrocinador, (stakehold)
Quanto a frequecia de uso: eventual ou frequente.
Quanto ao conhecimento em informática: Leigo ou especialista.
Quanto a propriedade: proprietário ou livre